Clemente Café: cafeteria de bairro com cafés diversos em São Paulo
O Clemente Café, ou Clê pra quem já é íntimo, é uma das cafeterias de bairro mais famosas no meio do café especial. Isso tem motivo. Aliás, mais de um motivo: comidas e cafés de diferentes torrefações selecionados pela Tatiana Rocha, fundadora do Clê. “Procuramos trabalhar com quem está alinhado aos nossos valores e sempre quem ainda é pequeno. Uma cafeteria de bairro tem uma grande comunidade envolvida”, contou ela.
As comidas e bebidas são feitas na casa ou vêm de pequenos fornecedores, assim como os grãos. E a empreendedora conta desde 2023 com a Ana Roncatti na equipe, que tem formação em gastronomia e auxilia na seleção e criação dos itens. “A ideia é servir coisas simples e bem saborosas e consistentes”, explicou a Tati.



O Clê compra, hoje, cafés de diversas torrefações. As marcas incluem nomes como a Ito Cafés, a Café Hafen, a Catarina Coffee and Love, além de pacotinhos da Astral Café de Especialidade e cafés gringos convidados. No quesito cafés, o destaque da vez vai para o Salada de Frutas extraído pelo barista Brener Felipe. Os grãos são torrados pela Café Hafen e trazem uma explosão de sabores.
Com formação em Marketing, a empreendedora sempre quis montar um negócio próprio, e até já teve outras iniciativas, mas a ideia foi pra frente mesmo quando ela já estava no mundo do café especial. A decisão foi em 2015, mas ela só abriu o Clemente em 2016, construindo cada decisão aos poucos.
As escolheram resultaram em uma cafeteria que se tornou o ponto de encontro da vizinhança da Vila Clementina, bairro da capital paulista. Os clientes vêm em busca de lanches rápidos, mas também da sensação de estarem no quintal de casa.
E olha a coincidência: o nome da cafeteria não surgiu por conta do bairro, mas sim pela história do grão. “Queria um nome em português, fácil de falar e lembrar. Na história do café, existe uma lenda de que o Papa Clemente teria batizado a bebida após experimentar. Achei que era o nome que eu precisava”, revelou a Tati.



- Quer conhecer mais sobre cafés? Leia mais conteúdos no Blog da Kafex e siga a gente no instagram @kafex.app
A cafeteria, que já foi menor, cresceu e agora ocupa um imóvel de esquina entre a Rua Coronel Lisboa e a Rua Dr. Diogo de Faria, com espaço para acomodar clientes tanto dentro quanto em mesinhas sob a sombra de árvores na calçada. E a Tati tem só um recado para os coffee lovers que estejam sempre explorando novas cafeterias: “só pedir para valorizar sua cafeteria de bairro e os baristas. É um setor cheio de desafios. Só existimos por conta de uma comunidade de clientes e fornecedores super engajados”.
No cardápio do Clemente tem…
Várias opções de lanches bem completos como Focaccia Recheada, Queijo Quente e o destaque do cardápio: a Toast de Hommus e Dukkah. Esse prato foi criado pela Ana e é uma novidade no menu. A comida é de origem árabe, feita com grão de bico, e traz um toque a mais de texturas com as especiarias do Dukkah.
Entre as bebidas, estão uma variedade de métodos de café como os clássicos espresso, macchiato, latte, cappuccino, e filtros na hario V60, aeropress, koar, clever e kalita. Nas quintas-feiras, vale pedir o Cold Cana, bebida da casa que leva café extraído a frio e caldo de cana vindo de uma feira próxima. Para ir além da cafeína, o Clê também oferece macthá, chocolate e infusões.
Serviço
Onde fica: 📍 Rua Dr. Diogo de Faria, 315, São Paulo, Brasil
Quando funciona: De segunda à sexta: 08:00 às 18:00 / Sábado: 09:00 às 18:00 / Domingo: fechado
Instagram: @clementecafe.sp
Já visitou ou tá indo ao Clemente Café? Dê sua opinião!
Quem já visitou ou ainda vai se programar pra ir ao Clemente, pode deixar sua avaliação lá no app do Kafex. O aplicativo é também uma comunidade para os amantes do café e tem versão para iOS e Android.
Lá, você pode se conectar com outras pessoas, acessar conteúdos exclusivos, descobrir cafeterias pelo mundo e, claro, mergulhar ainda mais no universo dos cafés especiais.