Joana Cafés: cafeteria torra e atrai amantes e iniciantes nos cafés especiais (SP)

Joana Cafés torra e serve cafés especiais de perfis diferentões e de entrada em Pinheiros (SP)

O Joana Cafés abriu em novembro de 2024 e já é um espaço movimentado na cena de cafés especiais de São Paulo. A cafeteria e torrefação foi fundada por quatro sócios: o casal Paula Pedro e Rodrigo Quintana e as baristas Angélica Luizz e Nayra Caldas.

O quarteto se conheceu quando Angélica e Nayra trabalharam juntas na Siriema Coffee Roasters, torrefação e cafeteria, e Paula e Rodrigo se tornaram clientes fiéis. Lá, eles passaram a compartilhar ideias e decidiram criar uma marca juntos. “Foram nove meses de estudo para colocar o projeto de pé”, contou Nayra.

Ambas biólogas de formação, mas com trajetórias e perfis profissionais que se complementam, as baristas à frente do negócio são mineiras e trabalham juntas desde 2020. Uma das visões de negócio que as duas compartilham é a importância de ter cafés de todo tipo, incluindo os chamados ‘cafés de entrada’.

Por isso, a cafeteria costuma contar com pelo menos uma opção de perfil mais democrático, além de, claro, grãos especiais mais diferentes e ousados. Tanto o café de entrada quanto os demais estão em disponíveis para tomar lá ou em pacotinhos para levar pra casa.

Trajetórias no café

Nayra cresceu em um ambiente de produção de café, mas acabou partindo para uma carreira focada em administrativo e financeiro de empresas. Há 10 anos, porém, ela decidiu olhar de novo para o café e começou a estudar o grão.

A mineira escolheu os cursos no Coffee Lab, onde logo em seguida foi convidada a iniciar sua carreira no setor. Depois disso, Nayra chegou a fundar a Spot Coffee Roasters, com sócios como a mestre de torras Regina Machado, e passou também pelo Siriema.

Já Angélica veio para São Paulo para seguir com os estudos e pesquisas. Ela inclusive chegou a cursar Doutorado. Na capital paulista, Angélica começou a trabalhar em uma cafeteria para complementar o que ganhava com a bolsa e foi aí que ela encontrou um artigo que unia suas duas paixões.

“Foi bem na época do boom da fermentação no café e aí pronto. Eu gosto muito de entender as coisas, e pegar um paper com uma pesquisa internacional, por exemplo, e compartilhar com quem não tem acesso”, conta ela, que sempre manteve os dois interesses. “Eu nunca troquei a biologia pelo café, até porque se não fosse a biologia eu nem estaria aqui”, explicou Angélica.

A casa da Joana Cafés

Hoje, Nayra e Angélica trabalham como baristas, provadores e mestres de torra no Joana. A marca ainda pretende expandir a torra para outras cafeterias, mas no momento foca no próprio abastecimento.

A casa disponibiliza wi-fi (e você vai entender porque mencionar isso, quando for lá e pedir a senha), além de ter sofás confortáveis, mesas maiores e menores, espaço ao ar livre ou no ar condicionado e, claro, banquinhos para sentar no balcão e ver seu café sendo preparado na hora.

O Joana também realiza periodicamente treinamentos e aulas, que são divulgados no Instagram da cafeteria. O espaço também conta com sebo de livros que tem parte do seu valor revertido para uma instituição de trabalho social.

No cardápio da Joana Cafés tem…

Cafés de diferentes produtores torrados pela própria Joana em opções de filtrado no método Origami ou em espressos e bebidas à base de leite como flat white, cappuccino, latte e o brasileiro pingado. Os pacotinhos, inclusive, são vendidos na loja física, ou através do site e WhatsApp da marca.

Também há bebidas sem café, como chocolate quente ou gelado, chá com opções que variam de acordo com o dia, sucos e tônica. 

Nas comidas, há salgados como pão na chapa, pão de queijo e queijo quente. Já para quem prefere doces, um destaque da casa é o pastel de nata, mas há também bolo de coco, torta de maçã, entre outros. Os fornecedores são pequenos empreendedores escolhidos pelos sócios.

A casa oferece também brunchs aos sábados. E vale a pena conferir outros produtos vendidos online como as camisetas do Joana, que estão em pré-venda, e geleias em sabores como blueberry, limão e lavanda.

Serviço

Onde fica: 📍 Rua Capote Valente, 239, Pinheiros – São Paulo (SP)

Quando funciona: Segunda: 11h às 18:30 / De terça à sexta: 9h30 às 18h30
Sábado: 11h às 18h / Domingo: fechado

Instagram: @joana.cafes

Já visitou ou tá indo ao Joana Cafés? Conta tudo!

Quem já visitou ou ainda vai se programar pra ir ao Joana Cafés, pode deixar sua avaliação lá no app do Kafex. O aplicativo é também uma comunidade para os amantes do café e tem versão para iOS e Android.

Lá, você pode se conectar com outras pessoas, acessar conteúdos exclusivos, descobrir cafeterias pelo mundo e, claro, mergulhar ainda mais no universo dos cafés especiais.

Facebook
X
LinkedIn
Picture of Thais Fernandes

Thais Fernandes

Jornalista

Baixe o app grátis

e faça parte da maior comunidade de cafés especiais.

Posts mais recentes