FFV Café: fotografia analógica, cafés e resenha em São Paulo (SP)
O Festival de Filmes Vencidos nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2019. Mas foi aqui em São Paulo que a loja que trabalha com fotografia e revelação de filmes analógicos mergulhou também no universo dos cafés especiais.
Na capital paulista, a FFV Café, como foi batizada a cafeteria da marca, também divide espaço com a curadoria de filmes fotográficos, câmeras e produtos exclusivos FFV. O resultado é um espaço original e criativo no coração do bairro Santa Cecília, onde a cena de cafés vem se tornando cada dia mais aquecida.



Até por isso, o diferencial da arte e fotografia ajuda a atrair mais público para a FFV Café, explica Clayton Miranda Silva. O barista é também um dos fundadores da cafeteria e trabalha no espaço desde o dia zero. Na verdade, antes até. “Eu trabalhava no Fita Café como barista, depois como gestor do espaço, que tinha uma pegada de galeria. E o FFV veio para São Paulo fazer uma pop-up no Fita”, contou ele.
- Quer conhecer mais sobre cafés? Leia mais conteúdos no Blog da Kafex e siga a gente no Instagram @kafexpp
Depois da experiência, o Clayton se juntou aos fundadores do FFV para trazer a marca de vez para a capital paulista. Hoje, o café e loja de fotografia fica na cafeinada Rua Barão de Tatuí, na Santa Cecília.
A influência mineira da marca fez com que o FFV começasse servindo grãos da Jetiboca, fazenda e torrefação de BH. Agora, a FFV Café trabalha com as torrefações Café Por Elas e Le Pool. A ideia é proporcionar experiências e extrações de perfis diferentes, especialmente no espresso. “A gente decidiu trazer alguns cafés mais ácidos, brincar mesmo com as possibilidades do café. E vimos que há essa demanda, os clientes curtiram, por isso podemos ir trazendo novos perfis”, explicou Clayton.
Cafés e resenha de qualidade: o clima no FFV Café
O espaço preza por oferecer, além de ótimas opções de cafés e comidas, uma resenha de qualidade. “Sempre falo sobre a importância da hospitalidade. Só não pode ser morno. Se o cliente chega em um lugar e é recebido com um sorriso e alguém alto astral, a troca se torna acessível e acaba sendo marcante. É essa a experiência que a gente quer dar”, arrematou Clayton.
Para ter esse foco no atendimento de qualidade, o fundador explica que há uma proximidade e trabalho contínuo de troca com a equipe. “A maioria está com a gente desde o começo”, orgulha-se ele, que lembra do bom entrosamento também com a equipe que atende as demandas da loja de fotografia.
A mistura dá tão certo entre a equipe e os clientes, que chegam pelo café e ficam pela fotografia e vice-versa, quanto na decoração. Um expositor da Kodak, por exemplo, é usado como geladeira para as bebidas. Já o cardápio consiste em diversos álbuns de fotografia espalhados pela casa, onde há tanto fotos das comidas e bebidas quanto os nomes e valores de cada item. Analógico real.
Para fechar a atmosfera, há toca-discos que ficam bem na frente da cafeteria. Nas pick-ups, vinis de diferentes estilos vão dando a letra e as melodias do espaço. “Já tínhamos um e aí surgiu a ideia de colocar dois toca-discos de uma vez. Fica bonito, é a nossa cara! Isso sem nem saber da tendência que estava por vir de rolê diurno, da galera parar de consumir álcool, festas em lugares inusitados. E aí começamos a ser bombardeados por referências asiáticas de muitos cafés nesse formato, com DJ trabalhando durante a operação, e depois também começou a pipocar por aqui”, conta o fundador.
No cardápio da FFV Café tem…
Delícias mineiras, pra fazer jus às origens da marca. Entre elas, estão o pão de queijo com opções recheadas diversas. Indicamos o pão de queijo recheado com queijo (nunca é demais) e cebola. Para quem gosta de refrigerante, também dá para garantir uma garrafinha de Guaramão, guaraná da marca da capital mineira.



Outros destaques são os pães, como o brioche de fermentação natural. Já entre os doces, o carro-chefe da casa é o bolo de cenoura feito no estilo americano. Com uma massa bem fofinha e cobertura doce, mas sem exageros, o bolo tem grandes chances de agradar muita gente.
Nas bebidas, os cafés são encontrados em métodos como o Hario V60, e Origami. Mas o destaque fica com o espresso, muito bem tirado pelos baristas da casa e que atualmente é feito com grãos da Le Pool, e que muda de tempos em tempos para oferecer novos sensoriais. Também há opções como matcha, mate, cervejas, e drinks como o mineiro Marvadeza, entre outras.
Serviço
Onde fica: 📍 R. Barão de Tatuí, 240, Santa Cecília
Quando funciona: Terça a sábado, das 10h às 19h; domingo das 13h às 18h
Instagram: @ffv_cafe
Já visitou ou tá indo para a FFV Café? Dê sua opinião!
Quem já visitou ou ainda vai se programar pra ir à FFV Café, pode deixar sua avaliação lá no app do Kafex. O aplicativo é também uma comunidade para os amantes do café e tem versão para iOS e Android.
Lá, você pode se conectar com outras pessoas, acessar conteúdos exclusivos, descobrir cafeterias pelo mundo e, claro, mergulhar ainda mais no universo dos cafés especiais.